O jogador de futebol Hulk visitou o campinho do “Barcelona” no bairro Mario Andreazza, em Bayeux, e recebeu da Fundação Solidariedade/Nós Podemos Paraíba, ponto focal do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento na Paraíba, a medalha comemorativa da inauguração da Casa da ONU no Brasil, pelo mérito e compromisso de representar, como embaixador, o movimento Nós Podemos Paraíba, pela causa dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
O projeto “Hulk em ação – o craque da solidariedade” apoia a construção de um campo oficial no local onde mais de 100 crianças carentes treinam futebol com a doação do gramado oficial. Também foi inaugurado o poço artesiano, perfurado com o apoio do 1º Grupamento de Engenharia General Lyra Tavares, que servirá para irrigar o gramado.
Ao ser questionado sobre o que significa ser embaixador dos Objetivos de Desenvolvimento na Paraíba, lágrimas correram dos olhos do jogador Hulk, diante de todos os presentes. “Significa que agora, depois de muita luta, muito treino, muito suor e superação, eu posso estar aqui servindo de exemplo a essas crianças. Eu me vejo neles. Eu era assim, pequeno, jogando bola num campinho como esse e sonhando em ser um grande jogador um dia”, declarou Hulk, acompanhado da esposa, Iran Angelo e da cunhada Niris Angelo, que apoiam as ações solidárias do jogador.
A coordenadora da Fundação Solidariedade, Núbia Gonçalves, afirmou que Hulk é um modelo para as crianças que, pelo esporte, adquirem melhores condições de vida. “Além da atenção à criança, à mulher, à erradicação da fome, melhoria da saúde e preservação do meio ambiente, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio também falam em parcerias para o desenvolvimento, o que ocorre aqui, um local que está sendo construído com participação da comunidade, de empresários, instituições e voluntários”, ressaltou Núbia Gonçalves.

O projeto iniciou em 2012, graças ao interesse do monitor de Educação Física Márcio Lima, morador da região, pelas crianças e adolescentes em situação de risco de um dos bairros mais violentos em Bayeux, o antigo Mutirão, hoje Mário Andreazza. Ele começou a reunir os colegas de seus filhos para jogar futebol todos os sábados, e o grupo foi crescendo. Atualmente, mais de 100 crianças e adolescentes treinam no campinho ainda em construção, mas com melhores condições do que antigamente. “O terreno tinha pedras, era desnivelado, os carros cruzavam como se fosse rua”, lembrou Márcio Lima.
Em meados deste ano, Hulk fez a doação de 66 padrões completos de futebol para os meninos e a vitória maior foi a conquista do Campeonato Paraibano de Futebol Juvenil, por seis desses meninos que integraram a equipe “Força Comunitária”, com destaque para o goleiro Janderlan, o Jan, de Bayeux, eleito o melhor jogador da competição. “Temos parceria boa com os garotos da escolinha do professor Márcio”, disse o treinador da “Força”, o Barba.
Campanha na TV combate trabalho infantil
O jogador de futebol Hulk gravou cenas do comercial de TV que será veiculado na campanha “Pacto Criança”, de combate ao trabalho infantil, promovida pela Procuradoria do Trabalho do Estado da Paraíba.
Embaixadores dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio na Paraíba, como o jogador de vôlei Álvaro Filho e o cantores Liss Albuquerque e Diana Miranda são personalidades que integram o vídeo, juntamente com o promotor do Trabalho, Eduardo Varandas e do juiz da Vara da Infância e Juventude, Fabiano Moura de Moura.
A Fundação Solidariedade e o Sistema Correio de Comunicação contribuem com a parcela de responsabilidade social, produzindo e dando visibilidade à campanha. “A missão da Fundação Solidariedade é a construção de um mundo mais justo para se viver e temos satisfação em integrar os embaixadores dos ODM na Paraíba à campanha ‘Pacto Criança’, que será realizada ao longo desse ano”, disse a presidente da Fundação Solidariedade e diretora-executiva do Sistema Correio, Beatriz Ribeiro.
O jogador Hulk presenteou a Fundação Solidariedade/Nós Podemos Paraíba com a produção da música “Nós Podemos”, doada pelo cantor e compositor Liss Albuquerque que, juntamente com os cantores Renata Arruda, Yegor Gomes. Lucy Alves, Diana Miranda, Jurandy do Sax, irão gravar o CD/DVD. A Paraíba, Brasil e o mundo conhecerão e receberão gratuitamente o CD/DVD em janeiro próximo. “Agradecemos a Hulk e à sua família por nos ajudar a fazer mais para melhorar a vida da população paraibana”, disse Beatriz Ribeiro.
Padrinho
Hulk é o padrinho do projeto em Bayeux ao lado da juíza do Fórum de Bayeux, a madrinha Conceição Marsicano, que congrega uma rede de doadores que supre a demanda da construção do campo, como a terraplanagem, o muro, a cerca, vestiários e iluminação. “As pessoas tem o prazer em ajudar quando conhecem o trabalho que é feito aqui”, disse a juíza.
Entre os parceiros está o 1º Grupamento de Engenharia General Lyra Tavares que, além de perfurar o poço artesiano que servirá para irrigar o gramado, realizou a terraplanagem do terreno, no início das obras. “O Exército Brasileiro tem um compromisso com a comunidade, ajudando em execução de tarefas próprias, como a construção desse poço artesiano”, afirmou o General Carlos Alberto Maciel Teixeira, comandante do Grupamento.
in portalcorreio