sexta-feira, 23 de maio de 2014

Primeiro técnico, amigo da família "bancou" início de Hulk no futebol

Mano Costa era treinador de escolinha e pediu ao dono para tirar do seu salário a mensalidade do atual atacante do Zenit, ainda aos 11 anos

Campeão no Porto e seleção brasileira, destaque do Zenit-RUS, Hulk começou a sua trajetória no futebol nos campos da Paraíba. E coube a um grande amigo da família ajudar o então jovem morador de Campina Grande, sua cidade natal. Mano Costa é amigo do pai do jogador, que foi convocado por Luiz Felipe Scolari para a Copa do Mundo, e morava a duas quadras da família Souza, no bairro José Pinheiro. Treinador da escolinha Futebol & Cia, ele deu a primeira oportunidade do então menino de 11 anos.

A família de Hulk não tinha condições financeiras para pagar a escolinha, e Mano Costa assumiu a responsabilidade. Como os donos do estabelecimento não abrir mão do dinheiro, o amigo da família Souza pediu que as mensalidades fossem descontadas do seu pagamento.

- Falei com o dono, que me disse que lá a escolinha não poderia abrir mão do pagamento. Ele precisava do dinheiro para pagar os funcionários. Foi aí que resolvi que eu mesmo poderia resolver esse problema se eles descontassem do meu pagamento (...). Na moeda de hoje, deveria ser uns R$ 100 a mensalidade. Eu não só tinha ele, tinha meus dois filhos (...). Surgiu um laço de amizade entre professor e aluno, que era eu e o Hulk.

Hulk ao lado de  Mano Costa, quando o jogador ainda defendia o Porto


A rotina de Mano ainda é mesma de quando treinava Hulk. Acorda cedo e trabalhar com jovens que sonham brilhar no futebol. A diferença é que o patrocinador da escolinha é quem antigamente garantia as vitórias para o time de Mano. O atacante da seleção brasileira ajuda 300 crianças sem cobrar mensalidade. A única obrigação é não abandonar os estudos.

- São tantos sonhos, tantas pessoas que têm o desejo de estar onde o Hulk está, querendo ser um jogador profissional. Tenho uma coisa em mim que tenho que fazer muito mais por outras pessoas, podendo ajudar outras pessoas.

Atualmente, a H12 é uma escolinha. Em um futuro próximo, a ideia é que se transforme em um centro de treinamento, com alojamento, campos e outras facilidades para ajudar na formação dos jovens. Mano estão no comando do projeto sempre conversando com Hulk. Os dois costumam conversar frequentemente quando ele está na Europa. No Brasil, o treinador é quem organiza as entrevistas.

- Tenho camisa da seleção brasileira, e dos clubes que ele jogou. Para mim, isso está bom demais. Ele já sabe. Eu não fiz nada, dei apenas uma parcela de contribuição.

in sportv.globo.com

Sem comentários:

Enviar um comentário